Gravidez na adolescencia
Sabemos que a gravidez na adolescência tem sido uma das questões preocupantes para a estruturação do homem, em sociedade. Para tanto é preciso repensar o processo de formação, estrutura familiar, a ética, a moral e os princípios que estão sendo trabalhados na formação dos adolescentes rever informações e enfrentar a nossa própria história, aceitando os erros e o novo sem preconceitos, não abandonando os princípios étnicos e as conquistas. Assim, ao trabalhar com essa questão com pais e jovens, estes irão assimilar melhor as causas relacionadas e as melhores formas de lidar com esta problemática, levando-os ao melhor entendimento e compreensão do mesmo.
O nosso propósito é minimizar o número de gravidez precoce. Sabemos que este problema não se restringe ao âmbito individual, pois para compreender-lo é necessário contextualizá-lo social e culturalmente. A questão da gravidez na adolescência é uma realidade vivida tanto nos grande centro urbanos como nos interiores. Sendo mais freqüente em famílias de baixa renda, onde a perspectiva de vida oferece poucas oportunidades de trabalho, muita das vezes devido á baixa escolaridade, e entre outros aspectos, a estrutura familiar, a ignorância dos pais constituiu um ambiente propicio a um adolescente mal formado e sem perspectiva no contexto social que se encontra.
Os profissionais de saúde têm o papel de informar os adolescentes sobre os métodos contraceptivos, antes mesmo que estes tenham relações sexuais, quer seja através de orientações em atendimentos individuais ou em atividades desenvolvidas nas escolas. Foi observado em um depoimento, uma realidade contrária à não-realização do planejamento na gravidez, a qual pode estar relacionada ao fato de a adolescente já possuir sua própria família (marido, filho), constituindo uma estrutura familiar