Gravidez na Adolescencia
Gravidez na Adolescência
TITULO
Conseqüências da gravidez na adolescência e sua Prevenção
JUSTIFICAÇÃO -
Decidimos abordar esse tema em nosso projeto por ser um problema social que vem acontecendo muito nos últimos anos em nossa sociedade. Temos como objetivo mostrar e analisar os fatores que vem causando esse aumento do número de jovens gravidas. A temática "gravidez na adolescência" está em pauta há vários anos no meio acadêmico e na sociedade como um todo. A gestação nessa faixa etária é considerada precoce, indesejada,não-planejada e, conseqüentemente, um problema a ser solucionado. Além de ser considerada como um problema muito mais sério do que, por exemplo, as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), essas, sim, que deveriam ser prevenidas.
PROBLEMATIZAÇÃO -
A gravidez na adolescência está freqüentemente associada a graves problemas psicossociais, como alcoolismo, famílias desestruturadas, baixo nível socioeconômico, carências de ordem afetiva, principalmente da figura paterna.A ausência do pai e antecedentes como história familiar de gravidez, baixa renda.Por isso, o apoio da família é tão importante, pois a família é a base que poderá proporcionar compreensão, diálogo, segurança, afeto e auxílio para que tanto os adolescentes envolvidos quanto a criança que foi gerada se desenvolvam saudavelmente. Com o apoio da família, aborto e dificuldades de amamentação têm seus riscos diminuídos. Alterações na gestação envolvem diferentes alterações no organismo da jovem grávida e sintomas como depressão e humor podem piorar ou melhorar.
FORMAÇÃO DE HIPOTESES -
A gravidez da mulher jovem não é um problema exclusivo de nossos dias. Dentre os inúmeros fatores que contribuíram para essa situação, há de se destacar o uso e abuso da sensualidade nos meios de comunicação de massa. A urbanização acelerada também contribuiu para a mudança nos hábitos e na estrutura e dinâmica das famílias. Tivemos assim, nas ultimas décadas importantes mudanças