Gravidez na adolescencia
Predomina-se ainda uma ideia errónea em relação a esse assunto: de que ela só refere aos familiares e entidades competentes ao passo que toda a sociedade está envolvida e deve dar o seu contributo.
Com a Ciência e a tecnologia houve uma ampliação dos horizontes e do conhecimento humano, proporcionando comodidades e realizações edificantes que favorecem o desenvolvimento da vida. Surgindo adolescentes audaciosos que pretendem dar novo sentido à existência humana, consequentemente derrapando em abusos intoleráveis que conspiram contra o desenvolvimento moral e ético da sociedade.
As expressões vigorosas de prazer que os anestesiam ou os excitam até à exaustão, levando-os ao desequilíbrio e ao desespero. Quando cansados ou inquietos tentam fugir da situação, quase sempre enveredando pelo abuso do sexo e das drogas, que se associam em descalabro cruel, gerando sofrimentos inqualificáveis. O único antídoto, porém, ao mal que se agrava e se irradia em contágio pernicioso, é a educação no seu amplo sentido.
As problemáticas que mais afetam os adolescentes em Cabo Verde são: gravidez, violência física e psicológica, uso de substâncias psicotrópicas, delinquência juvenil e deficiências.
Sendo a adolescência é o período próprio do desenvolvimento físico epsicológico, que se inicia aproximadamente aos catorze anos para os rapazese aos doze anos para as moças, prolongando-se, até aos vinte e dezoito anos, respectivamente, nos países de clima frio, sendo que nos trópicos há uma variação para mais cedo.
Os enfermeiros também devem desempenhar o seu papel na prevenção, facilitando a quebra dos processos que