Gravidez na adolescencia
Introduçao:
Hoje em dia há cada vez mais adolescentes a terem o seu primeiro filho entre os 15 e os 19 anos. Esta taxa tem vindo a descer, em Portugal , comparativamente ao passado mas ainda é bastante elevada.
Desenvolvimento:
ADOLESCÊNCIA
A adolescência implica um período de mudanças físicas e emocionais. Assume-se como um importante período da vida, que corresponde a diferentes tomadas de posição sentidas ao nível social, familiar e sexual.
A puberdade marca o início da vida reprodutiva de rapazes e raparigas, sendo caracterizada por mudanças fisiológicas e psicológicas.
Uma gravidez na adolescência provoca alterações na transformação que já vem ocorrendo de forma natural, ou seja, implica um duplo esforço de adaptação interna fisiológica e uma dupla movimentação de duas realidades que convergem num único momento: estar gravida e ser adolescente.
POSSIVEIS CAUSAS
Os adolescentes são bombardeados continuamente com mensagens e modelos de comportamento sexual irresponsáveis e nada saudáveis. A família e o sistema educativo nega lhes a formação e os serviços que precisam para poder decidir de forma responsável sobre a sua sexualidade. Isto faz com que os jovens se encontrem indefesos perante a poderosa “deseducação” sexual que se desenvolve sistematicamente nos meios de comunicação social. Apesar destas condições negativas, nem todos os sexualmente activos experimentam uma gravidez não desejada. Isto parece dever-se à existência de certas características pessoais e situacionais que facilitam a ocorrência da gravidez e a outras que a dificultam
RISCOS NA GRAVIDEZ
Uma gravidez indesejada na adolescência causa transtornos emocionais e económicos para os núcleos familiares onde ocorre. Pouco conhecimento e uma grande parte de desejo e impaciência, são as verdadeiras causas para uma gravidez na adolescência não planeada. Na adolescência o corpo da rapariga ainda está em desenvolvimento constante, o que significa não ser apropriado