gravidez na adolescencia
Principais causas da gravidez na adolescência
Entre as mais comuns causas de uma gravidez não planejada, principalmente na adolescência, destaca-se a falta de prevenção. Além da instrução dada pela família e pela escola, os adolescentes devem ter a própria consciência de seus atos. O namoro na adolescência induz os adolescentes a terem atos íntimos mais cedo, porém, namorar na adolescência não é muito aceito como causa de uma gravidez na adolescência, já que existem diversos meios de prevenção bastante acessíveis e, principalmente, de conhecimento dos jovens adolescentes.
Muitas vezes o diálogo com a família não é muito fácil, por várias causas que incluem a própria timidez de pais e filhos, mas os familiares devem estar atentos, sempre alertando para a necessidade de métodos preservativos. Assim que passar pela primeira menstruação, a adolescente deve ser encaminhada para uma consulta ao ginecologista que, com uma conversa bem franca, poderá fazer a jovem entender melhor sobre o funcionamento do seu corpo.
Principais consequências da gravidez na adolescência
Um bebê deve ser sempre querido e bem-vindo em uma família, porém não é tão fácil pensar assim quando se trata de uma gravidez na adolescência. As principais consequências cairão inevitavelmente nos avós, pois continuam sendo responsáveis por seus filhos que se tornaram pais adolescentes. Quem mais sofrerá com as consequências será a futura mãe, que durante a gravidez será difícil manter a vida normalmente como antes, como ir à escola, clubes, festas, casa das amigas, entre outros. Além de perder toda a adolescência, precisará trabalhar para poder sustentar a crianças que agora é sua responsabilidade.
Comumente conhecida como principal consequência é o abandono à escola, e perda das oportunidades que poderia ter futuramente. A maioria das mães volta à escola somente depois que os filhos têm entre quinze e 18 anos. Outras consequências possíveis são que a