GRANULOMETRIA
ENGENHARIA DE ALIMENTOS
LABORATÓRIO OPERAÇÕES UNITÁRIAS
GRANULOMETRIA
]
Palmas –TO
2013
SUMÁRIO
1. RESUMO 2
2. OBJETIVOS 3
2.1. Objetivo Geral 3
3. MATERIAIS E MÉTODOS 4
3.1. Materiais 4
3.2. Métodos 4
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 5
5. CONCLUSÃO 6
6. FIGURAS 7
7. REFERÊNCIAS 8
RESUMO
O experimento realizado no Laboratório de Tecnologia de Leite e Derivados da Universidade Federal do Tocantins utilizou como técnica para a separação de grãos de mandioca, um conjunto de peneiras fixas em uma haste vibratória. A partir dos estudos realizados foi possível determinar o diâmetro das partículas retidas em cada peneira, fazer um gráfico de distribuição de partículas, calcular a eficiência total do processo (99,14%) e de cada peneira, sendo que a maior eficiência foi a da peneira de Mesh 14, igual a 84,08%.
1. OBJETIVOS
1.1. Objetivo Geral
Por meio da utilização de peneiras com aberturas de tamanhos diferentes, fazer a separação de partículas de farinha de mandioca, calcular o diâmetro da amostra retida em cada peneira, fazer o gráfico de distribuição de partículas e calcular a eficiência total e de cada peneira.
2. MATERIAIS E MÉTODOS
2.1. Materiais
Balança semi-analítica
Farinha de mandioca
Pincel
Bandejas
Peneira vibratória horizontal
2.2. Métodos
Inicialmente as peneiras foram pesadas individualmente e em separado pesou-se 301,11gramas de farinha de mandioca. As peneiras foram encaixadas nas hastes da base vibratória e foi colocada a amostra na peneira superior como mostra a Figura 1.
As amostras foram agitadas por três minutos com agitação igual a 6, após desligar o agitador as peneiras foram pesadas (Figura 2.) e foi feito o calculo do valor da massa de farinha que ficou retida em cada peneira por meio da diferença (massa da peneira com farinha-massa da peneira vazia). Os valores obtidos foram anotados para posterior analise de eficiência das