granulometria
Engenharia Civil
Medida de Vazão
William da Silva Mariano
R.A.:B2987B2
Ribeirão Preto
2014
Introdução
De acordo com Brunetti (2008), a vazão em volume é definida como o volume de fluido que atravessa certa seção do escoamento por unidade de tempo. Assim, se um reservatório, inicialmente vazio, é preenchido com 20 litros de água por uma torneira aberta, num intervalo de 10 segundos, pode-se dizer que:
Q=V/t
Q=20l/10s
Q=2l/s
Ou seja, a vazão da torneira que enche o reservatório é de 2 L/s.
Outras unidades correspondentes à vazão são: m³/s, m³/h, L/h.
Considerando um fluido escoando numa tubulação com seção de área A e, que a velocidade do mesmo seja uniforme na seção, pode-se concluir que, num intervalo de tempo t, o fluido se desloca pela seção de área a uma distância s, assim, o volume de fluido é V= A.s e a vazão será:
Q=V/t
Q= A . s / T s/t= velocidade
Portanto:
Q=v.A
V=velocidade do escoamento;
A=área da seção transversal da tubulação. No entanto, na prática, a velocidade é diferente em cada ponto da seção, assim sendo, essa equação só pode ser considerada admitindo que a velocidade seja constante.
Para a determinação da vasão do experimento realizado, foi considerada a relação entre volume e tempo.
OBJETIVO
Determinar experimentalmente a vazão volumétrica por meio da relação entre volume de fluido e tempo.
DESENVOLVIMENTO
Procedimento experimental:
MATERIAIS UTILIZADOS
Cronômetro
Tanque volumétrico
Registro de esfera
Registro de gaveta
RESULTADOS
Para análise dos gráficos a seguir deve-se considerar que, durante o experimento, a cada medição do tempo para que o reservatório atingisse o nível estipulado, o registro de gaveta era parcialmente fechado, reduzindo a área de sua seção transversal. Portanto, com o aumento do número de voltas dadas, menor a área da seção