Granulometria
De todas as formas e tamanhos em que podem ser encontrados os sólidos, a mais importante, do ponto de vista da Engenharia, são as partículas pequenas. É necessário conhecer as características dos sólidos em forma de partículas para desenhar os processos e os equipamentos em que intervêm tais sólidos.
A análise granulométrica da amostra de partículas sólidas é obtida classicamente através de um conjunto de peneiras compreende a determinação do tamanho das mesmas, bem como da frequência com que ocorrem em uma determinada classe ou faixa de tamanho. O peneiramento é, muito possivelmente, o método de análise mais frequentemente usado, pois o equipamento, o procedimento analítico e os conceitos básicos são enganadoramente simples. Na peneiração as partículas encontram uma série de aberturas iguais que constituem uma sequencia de gabaritos do tipo passa/não passa.
A necessidade de separar sólidos prende-se a duas finalidades:
Dividir o sólido granular em frações homogêneas; Obter frações com partículas de mesmo tamanho.
O estudo dos agregados tem por finalidade o conhecimento das materias primas que estao se utilizando na sua obra o seja a determinaçao de da qualidade e especificaçoes da sua composiçaoou da sua estrutura estudo este que pode ser feito atraves de etudos quimicos o fisicos.
No caso deste ensaio feito vamos verificar a sua estrutura atraves do seu diametro atraves de do ensaio de ganulometria. A análise granulométrica ou ensaio de granulométrica promove a determinação das dimensões das partículas do solo e das proporções relativas em que se encontram na massa total do solo ensaiado (CAPUTO, 2008).
Este ensaio tem por objetivo, determinar a