Granulometria Da Areia
Ao tentar encontrar a granulometria de um material, obtém-se como resposta, segundo a norma 248:2003 e a norma 7217, se os agregados serão classificados como graúdos ou miúdos e se eles ficarão retidos ou se passarão pela peneira 4,8mm. Com a areia não é diferente. Através da granulometria pode-se saber qual é a porcentagem de material que ficará retida em uma peneira e a porcentagem que passa.
A porcentagem que passa é o peso de material que passa em cada peneira, referido o peso seco da amostra. Já a porcentagem retida é a porcentagem retida numa determinada peneira. Este percentual é obtido quando se conhece o peso seco da amostra e pensa-se no material retido, e então, divide-se esse pelo peso seco total e multiplica por 100.
Neste relatório, estes e outros conceitos como porcentagem acumulada, módulo de finura, massa unitária e diâmetro máximo, serão abordados. Outro assunto muito importante para a realização deste relatório é a ideia de que a indicação da peneira refere-se à abertura da malha ou ao número de malhas quadradas, por polegada linear.
Portanto, o objetivo da prática será proceder à realização do ensaio de granulometria através do peneiramento, com a finalidade de obter a curva granulométrica de um agregado. Além da realização de testes para encontrar o volume da areia grossa e areia fina, bem como o volume de ambas juntas, levando em consideração a densidade de cada uma delas.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Forma-se a equipe do trabalho e inicia-se o trabalho prático de determinação da composição granulométrica do agregado miúdo, bem como conhecer o módulo de finura e a dimensão máxima característica do agregado, fundamentado na NBR 7217.
Relaciona-se e confere-se a lista de materiais utilizados, abaixo:
Baterias de peneira (da malha 4,8 mm até a malha 0,15 mm e fundo);
Balança;
Escova de aço;
PROCEDIMENTO DE EXCUÇÃO DO ENSAIO
A amostra de areia ensaiada foi coletada na quantidade de 1 Kg, conforme prescreve a