Granja Suinícola
Local de Construção da Granja Suínocola
Proximidade dos centros de consumo. Infra-estrutura relacionada a meios de comunicação, disponibilidade de insumos. Clima, no que se refere às condições adequadas de temperatura e umidade relativa do ar, ventilação, radiação. O local deve apresentar boas condições de salubridade no que se refere à drenagem do solo, insolação, espaço físico, via de acesso apropriado para períodos chuvosos a secos, controle de trânsito. Enfim, o próprio espaçamento entre galpões é fator de suma importância, o que justifica a preocupação com o espaço físico disponível.
Construções de apoio
1. Setor de produção: galpões para os animais e silos para ração.
2. Setor de preparo de alimentos: armazéns ou silos, fábricas de ração, paiol entre outros.
3. Setor administrativo: escritório, almoxarifado, controle (portão de entrada).
4. Setor sanitário: fossa, crematório (animais mortos), pedilúvio para desinfecção dos pés na entrada, rodolúvio para desinfecção dos pneus dos veículos, lança-chamas.
5. Setor residencial: casa sede, casas de empregados.
6. Setor de apoio: galpão-oficina.
São utilizados prédios separados para cada fase de produção
DESCRIÇÃO DE FLUXOGRAMA DE PRODUÇÃO
Recepção das marrãs: São adquiridas na fase inicial com idade de 150 dias, aproximadamente 110 Kg, deve ser acompanhada de alguns cuidados especiais devido às marrãs recém adquiridas não estarem adaptadas à sua "nova casa". Ao serem adquiridas as marrãs deverá ser direcionada a quarentena como um sistema para controle e monitoramento de patógenos, para que desta forma não contamine seu plantel. Após os 40 dias de adaptação são encaminhadas ao galpão das marrãs com 190 dias de idade e permanecem até apresentarem 210 dias de vida.
Setor de reprodução (pré-cobrição e cobricão): Os lotes das marrãs são mantidos na mesma densidade, uniformemente sendo necessária a introdução do rufião para estimular a fêmea ao cio.