Grandes Vulcões
Biologia/Geologia
Índice
Introdução
O presente trabalho é sobre grandes vulcões, mais concretamente sobre o Monte Tambora, o Vulcão Krakatoa, o Monte Vesúvio, o Monte Santa Helena, o Vulcão de Yellowstone e as erupções que estes já originaram no passado e, no caso do Yellowstone, que pode vir a originar.
Está organizado em 5 capítulos. No primeiro, abordamos o Monte Tambora; no segundo, o Vulcão Krakatoa; no terceiro, o Monte Vesúvio; no quarto, o Monte de Santa Helena; e no quinto, o Vulcão de Yellowstone. Este último capítulo está mais desenvolvido por se tratar de um vulcão maior e que, quando voltar a entrar em erupção, pode causar a destruição da vida.
Temos como objetivo conhecer estas obras da Natureza, ver o que causaram no passado e o que irão causar no futuro. Isto porque ao observarmos o que aconteceu no passado, podemos prever o que vai acontecer no presente/futuro, só não podemos prever uma data.
Como metodologia, usámos unicamente a internet, com especial atenção para o youtube no caso do Yellowstone. Ouvimos e visualizámos vários vídeos dos quais retirámos informação que íamos escrevendo à medida que ouvíamos. Para formatação do trabalho, seguimos as orientações da professora da disciplina.
Capítulo 1
Monte Tambora
Com 4300m, o Monte Tambora (fig.1) é uma das mais altas formações da Indonésia, localizando-se mais concretamente em Sumbawa. Entrou em erupção em 1815, numa explosão que matou 92 mil pessoas. Atingiu o nível 7 no índice de explosividade vulcânica, numa escala que mede a intensidade de erupções e varia de 0 a 8. Nessa erupção, bateu-se o recorde de matéria expelida, com o valor de 180.000.000.000 m³. Os fluxos de lava e rocha chegaram ao oceano e provocaram explosões secundárias nas ilhas próximas.