Grandes nomes das Ciências Politicas
Nascido em 3 de maio de 1469 em Florença – Itália. Foi um historiador, poeta, diplomata e músico italiano do Renascimento. É conhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna, por ter escrito sobre o Estado e o Governo como são e não como deveriam ser. Embora em recentes estudos de sua obra admita-se que seu pensamento possa ter sido mal interpretado historicamente.
Entrou para a politica aos 29 anos de idade no cargo de Secretário da Segunda Chancelaria.
Principais Obras: O Príncipe, Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio e A Arte da Guerra.
2) Quem foi John Locke?
Nascido em 29 de agosto de 1632 em Wrington – Inglaterra, foi um filosofo inglês e ideólogo do liberalismo, sendo considerado o principal representante do empirismo britânico e um dos principais teóricos do contrato social. Estudou medicina, ciências naturais e filosofia em Oxford.
Rejeitava a doutrina das ideias inatas e afirmava que todas as ideias tinham origem no que era percebido pelos sentidos.
Postulo que a mente era uma lousa em branco (tabula rasa). Em oposição ao Cartesianismo, sustentou que nascemos sem ideias inatas, e que o conhecimento é determinado apenas pela experiência derivada da percepção sensorial.
Dedicou-se a filosofia politica, criticando a tradição que afirmava o direito divino dos reis, declarando que a vida politica é uma invenção humana, completamente independente das questões divinas.
Ideias notáveis : Tabula rasa, Estado natural, Direito à vida, Liberdade e propriedade.
3) Quem foi Jean-Jacques Rousseau?
Também conhecido como J.J. Rousseau, nascido na Genebra – Suíça em 28 de junho de 1712, foi um importante filosofo, teórico politico, escritor e compositor autodidata. É considerado um dos principais filósofos do iluminismo e um precursor do romantismo.
Inovador no campo da música é autor da ópera “O Adivinho da Vila”.
Politicamente, expõe suas ideias do Contrato Social. Procura um Estado social