grandes clássicos da sociologia
Jordean Antonio
Grandes Clássicos da Sociologia:
Karl Max e Max Weber
Engenharia Elétrica / 6º Período
Sociologia, Ética e Cidadania
Palmas - TO
Karl Max
Karl Max era alemão, viveu entre os anos de 1818 à 1883 (século XIX), período em que o capitalismo industrial estava se consolidando na Europa.
No vídeo se faz a abordagem desse capitalismo industrial através de cenas do Filme “Tempos Modernos”, onde se evidencia como na fábrica capitalista ocorre a exploração do trabalho que o operário realiza, justamente o ponto de partida para discutir a análise da sociedade capitalista de Max.
O vídeo mostra como exemplo de sociedade capitalista, Sabaúna, um distrito isolado de Mogi das Cruzes, menos de 70 Km de São Paulo, onde a economia gira entorno de uma única fábrica. Seria para Max uma típica cidade operaria; No século XIX as cidades eram comumentes construídas ao redor de uma fábrica ou uma mina.
Max falava sobre o modo de produção, para ele, o capitalismo produz uma primeira relação social fundamental da qual derivam inúmeras outras, que é a relação de assalariamento, relação de compra e venda de força de trabalho que não é uma relação natural, ela tem que ser inventada, alguém tem a capacidade de trabalho e precisa da indústria para produzir, ou seja, relação de troca.
Nos seus estudos, Max usa uma expressão chamada “Mais Valia”; A mais valia é o termo usado para designar a disparidade entre o salário pago e o valor do trabalho produzido, ou seja, há um contrato entre um trabalhador e um dono do meio de produção, onde, por exemplo: o trabalhador trabalha 8 horas por dia e ganha R$ 50,00. No entanto, nas primeiras quatro horas, o trabalhador já ganhou seus 50 reais, e nas outras quatro que ele é obrigado a trabalhar, os R$ 50,00 que ele ganharia, vão para o capitalista. Isso seria, basicamente, o lucro do sistema capitalista.
Max é considerado por muitos estudiosos o mais visceralmente sociológico