Grande teattro do mundo
Antígona
Disciplina : Dramaturgia
Professor : Fernando Faria
Trabalho realizado por : Patrícia Santos
Pedro Calderón de la Barca
Pedro Calderón de la Barca nasceu a a 17 de janeiro de 1600 e faleceu a 25 de maio de 1681, foi um dramaturgo e poeta espanhol.
De família acomodada, seu pai tem um cargo administrativo na corte. Estudou no Colégio Imperial dos Jesuítas, onde tirou o curso de Humanidades e onde se familiarizou com os clássicos. Posteriormente estudou nas universidades de Salamanca. Em 1620 abandona a carreira eclesiástica, vai para Madrid e vive na corte uma vida livre e não isenta de atribulações. Por esta altura começa a apresentar-se em certames poéticos.
Cerca de 1623 está na Flandres como soldado e em 1625 inicia a sua carreira dramática, depressa se transformando no dramaturgo oficial da corte. Em 1636 o rei concede-lhe o hábito de Sant’ Iago. Um ano mais tarde retoma a sua carreira militar da qual se retira em 1642. E em 1651 é ordenado sacerdote.
O Grande Teatro do Mundo
O jogo começa com um cenário com duas portas, uma com um caixão representando a morte e outro com um presépio representando o nascimento e, portanto, a entrada no mundo. Há também dois balões que representam a área da Terra e da esfera celeste
Primeiro, o autor, um papel na peça, os personagens atribuídas aos seus papéis: os pobres, o rei, a discrição, Beleza, o rico, o Labrador e uma criança. Em seguida, o caráter do mundo dá alguns atributos característicos, como os pobres não lhe dá nada, o roxo rei e louro, o Labrador uma enxada, a beleza de um buquê de flores, jóias ou saco Discrição Rico e disciplina.
Depois de cada personagem faz seu papel no mundo, em uma cena em que a mendicância pobres e cada personagem reage conforme apropriado para seu desenvolvimento social ou moral, como Rico não dá, o Labrador também, mas ele diz que começar a trabalhar para conseguir o que deseja, o rei delegou um de seus ministros e o poder discricionário