Gramsci e Erilch Sociologia

2139 palavras 9 páginas
Gramsci.
Teoria política.
Para ele, o elemento fundamental da política era a relação entre governantes/governados ou dirigentes/dirigidos. (Assim como Marx e Lenin). Mas também cria uma teoria de renovação dialética (absorção/superação) da teoria desses mesmos teóricos clássicos.
Ele faz uma distinção em sociedade civil (aparelhos privados de hegemonia) x Sociedade política (aparelhos estatais de coerção). O caráter classista se explicita mais nas sociedades mais complexas (ocidente) pelo fato de haver não só o aparelho repressivo do Estado, mas também os aparelhos privados de hegemonia.
Relações entre economia e política.
Economia determina a política pelo condicionamento das alternativas que se colocam à ação do sujeito. Com a socialização da produção há uma ampliação do âmbito de atuação da liberdade humana em face das determinações naturais, ou seja, a socialização da política é um recuo das barreiras econômicas. As concepções filosóficas de Gramsci.
Conhecimento geral como ideologia: Se o homem faz parte do conhecimento objetivo do real, então este conhecimento está fadado à consciência e a vontade do sujeito. Distinção da práxis:
Trabalho (material) = Ação sobre bens naturais para dar-lhe algum uso. Interação política (ideologia) = Ação sobre ação através do convencimento. Enraizado de valores. Ideologia como força real, que altera e modifica a vida humana.

Teoria ampliada de Estado
A supremacia da classe dominante se da de duas formas:
Domínio: Controla e submete a classe dominante através da força. (Sociedade política)
Direção intelectual e moral: Controla e submete a classe dominante através da ideologia. (Sociedade civil) Nessa parte, Gramsci distingue o Estado em dois (Oriente x Ocidente). Onde, no Oriente, a sociedade política é muito forte e, em contrapartida, a sociedade civil é frágil e gelatinosa, já no Ocidente a sociedade civil é tão, ou mais, desenvolvida que a sociedade política. Nos casos ocidentais, uma guerra de movimentos,

Relacionados