GRAMATICA
Quando queremos indicar o sacramento, é “a” crisma: o sacramento da crisma. “O” crisma é o óleo sagrado usado pra o sacramento. A palavra “crisma” é vocábulo grego que designa também unção, ungido. Daí vem a palavra Cristo, isto é, o Ungido. O Filho de Deus foi ungido para a sua missão de Redentor, revestindo-se da natureza humana. A unção sempre tinha um significado missão. Alguém, quando investido ou enviado para uma missão importante, era ungido. Assim, os reis e imperadores, na Cristandade, eram ungidos pela igreja para a sua missão.
A Crisma tem um nome mais compreensível e comum em nossa língua: é a confirmação. É o sacramento que confirma o batismo. Na confirmação o batizado recebe, dizemos uma plenitude do Espírito Santo, uma força especial do Espírito Santo que dará ao cristo a força adulta para defender a Fé, para viver adultamente a Fé, para enfrentar as lutas da vida na vivência da Fé. A confirmação faz parte dos sacramentos da iniciação cristã.
O SAGRAMENTO “GATA BORRALHEIRA”
O Concílio Vaticano II nos desperta para uma tomada de consciências teológica, litúrgica, questionando o Povo de Deus sobre o significado da Confirmação para o batizados. Principalmente com a descoberta do Cristão Leigo e Leiga, ou melhor, sua redescoberta como apóstolo evangelizador insubstituível das realidades temporais a importância do sacramento da Crisma destaca-se sobremaneira.
Daí surgem várias perguntas questionastes que tiram a Confirmação de certos anonimato; perguntas que exigem respostas e compromissos: Qual é o sentido do sacramento da Confirmação? Que acrescenta ao Batismo? Em que idade deve ser administrada?
O SACRAMENTO DO ESPÍRITO SANTO
Sabemos que o Espírito Santo, prometido pelo Filho e enviado pelo Pai, esta presente na Igreja, santificando - a principalmente através do sacramento. Mas, de modo especial a Crisma, ou Confirmação, é o sacramento do Espírito Santo. Em Pentecostes, o nascimento da Igreja era visivelmente