Gramatica Historica
Centro de Ciências Humanas - CCH
Curso de Letras/Português
IV Período/2º Semestre 2012
Adriana Ferraz Sena Andrea Guimarães
Maria das Dores
SINTESE: LINGUAGEM, LINGUA E FALA
Almenara – MG
Abril/20
Adriana Ferraz Sena Andrea Guimarães
Maria das Dores
SINTESE: LINGUAGEM, LINGUA E FALA
Almenara – MG
Abril/2012
LINGUAGEM, LINGUA E FALA
Compreende-se que a linguagem é a expressão do pensamento e idéias por palavras e que servem para a comunicação do homem. Onde quer que ele se encontre, em estado selvagem ou civilizado, revela sempre o conhecimento de um sistema especial de sinais articulados, o que se pode dizer uma linguagem própria. Esta comunicação se faz através de sinais fônicos articulados. Sendo assim, só metaforicamente pode-se dizer que os animais possuem uma linguagem. A mesma se divide em linguagem natural e artificial. Sendo que a linguagem natural compreende-se os gritos instintivos, gestos, e movimentos espontâneos do corpo; já a linguagem artificial é o conjunto ordenado de palavras, faladas e escritas, com que cada povo exprime as suas idéias e pensamentos.
Só a palavra transmitida oral ou graficamente, e capaz de externar, com propriedade, os mais sutis pensamentos ou os mais requintados sentimentos do coração humano. Em função dos sinais, a linguagem pode ser gesticulada ou mímica, quando a comunicação entre pessoas se faz por meio de gestos; glóticas ou falada, quando por palavras orais; gráficas ou escritas, quando por meio de escritas.
Por isso pode-se afirmar que: “A linguagem não é simples emissão de sons, nem simples sistema convencional, como quer um certo positivismo, nem tampouco tradução imperfeita do pensamento, vestimenta de idéias mudas e verdadeiras como a concebe um pensamento idealista. Pelo contrário, é criação de sentido, encarnação