gram
O método de Gram é baseado na capacidade das paredes celulares de bactérias Gram-positivas de reterem o PRIMEIRO corante no citoplasma enquanto e na incapacidade das paredes celulares de bactérias Gram-negativas de fixarem.
As bactérias que adquirem a coloração azul violeta são chamadas de Gram-positivas e aquelas que adquirem a coloração vermelho DO SEGUNDO CORANTE são chamadas de Gram-negativas .
Morfologia
- cocos
- bacilos
Coloração
- gram- positivos
- gram negativos
MICRORGANISMOS gram- positivos
Staphylococcus aureus
Lactobacillus spp.
Streptococcus sp.
Enterococcus faecalis
MICRORGANISMOS gram-negativos
Pseudomonas aeruginosa
Haemophilus influenzae
Escherichia coli
Helicobacter pylori
Treponema pallidum
ESFREGAÇO
É necessária a realização de esfregaço em lâmina ( tanto para método direto quanto para método indireto). Este deverá secar ao ar e ser fixado com o calor em temperatura não muito elevada. Depois, cora-se o esfregaço
ESPESSURA DA PAREDE BACTERIANA
As diferenças da estrutura da parede bacteriana são responsáveis pelos diferentes comportamentos das bactérias NA FIXAÇÂO DO PRIMEIRO CORANTE.
Apenas as bactérias com parece celular espessa retêm o PRIMEIRO corante e são classificadas como gram-positivas . Bactérias de parece celular mais fina são classificadas como gram-negativas.
COLORAÇÃO
O primeiro corante empregado cora o citoplasma de púrpura(roxo),tanto nas bactérias Gram-positivas quanto nas Gram-negativas.
Uma solução de iodo é utilizada para aumentar a fixação entre o primeiro corante e a bactéria.
Em seguida, emprega-se um descolorante. ESTE removerá (lavará) o excesso do corante das bactérias gram-positivas. O que não era excesso estará fixado à bactéria gram positiva. O descolorante removerá TODO O CORANTE das Gram-negativas.
O ultimo corante empregado irá corar o citoplasma de vermelho nas bactérias gram-negativas.
*método direto: feito diretamente do