GRAM TICA MATERIAL DE EXERC CIOS
MATERIAL DE EXERCÍCIOS
__________________________________________________________________________________________
TEXTO
A origem da palavra texto está no vocábulo “tecer”, ou seja, criar um texto é tecer palavras, idéias para que elas constituam um sentido lógico. Sendo assim, um amontoado de frases justapostas não necessariamente será um texto, só o será se entre elas houver uma relação lógica. O sentido de um texto não advém da soma de frases que o constituem, mas decorre do todo, numa organização macrotextual (coerência) e microtextual (coesão).
O texto escrito se processa segundo algumas normas do nosso conhecimento lingüístico que nos prepara para captarmos o máximo possível, já que é muito difícil absorvermos a sua totalidade.
Para a compreensão, contribui o nosso conhecimento lexical (das palavras), o sintático (da gramática, das relações entre as palavras) e o sintático-semântico (da construção dos elos coesivos). Um texto deve apresentar uma correlação lógica das idéias – coerência - e dos termos de ligação – coesão.
COERÊNCIA TEXTUAL
A coerência textual está ligada ao nível semântico e cognitivo, isso quer dizer que em um texto as afirmações que se fazem devem ter um fundo de verdade em relação ao próprio texto e em relação ao mundo real. A coerência de um texto está ligada à sua organização como um todo, em que devem ser delimitados o início, o meio e o fim e à adequação da linguagem ao tipo de texto.
Observe o seguinte exemplo:
“Há fatores que restringem, hoje, o alcance da globalização da informação. Mas se todas as pessoas têm acesso à Internet, é o bastante para que tal fenômeno adquira grande importância social e mesmo política”. Ora, não são todas as pessoas que têm acesso à Internet. Tal afirmação não é verdadeira, porque generaliza de forma enganosa. É preciso estar sempre atento às generalizações – tudo, todos, nunca, sempre, apenas, somente – em