Graficos Renda
A assistência médica é um serviço essencial para a promoção da qualidade de vida da população, e, conforme o Gráfico 15, 89% dos entrevistados afirmaram que possuíam acesso a tal serviço, enquanto outros 11% afirmaram que não tinham acesso a este. Dentre os que afirmaram que eram providos por assistência médica estes quase que unanimemente alegavam existir deficiência no serviço.
Gráfico – Acesso à assistência médica
Fonte: Pesquisa direta, 2014.
Um dos direitos básicos sociais é o acesso às praticas de esporte e lazer, visto que tais formas de distração fazem com que os praticantes possam melhorar sua qualidade de vida de diversas maneiras. Quando os entrevistados foram questionados sobre tinham locais para a prática de esporte e lazer, conforme o Grafico XX, mais da metade (59%) afirmou que sim, contra 41% que alegavam não ter viabilidade no local para a promoção de tais atividades. Contudo, de acordo com os entrevistados, os poucos locais existentes para a prática de esporte existe, mas ocorre risco eminente neste locais, pois são tomados por usuários de drogas, o que dificulta o acesso.
A ocorrência de doenças se dá por vários fatores, tais como por hábitos alimentares, limpeza e organização de um local, contato direto ou indireto com pessoas ou animais contaminados, por vias cutâneas, orais, entre outros. Estes fatores estão intimamente ligados à qualidade de vida, pois aspectos que previnem doenças como o acesso à água potável, estão diretamente ligados à qualidade de vida. Os entrevistados afirmaram, de acordo com o Gráfico XX, que as doenças mais frequentes em suas residências são gripes e resfriados (totalizando 49%), mas ocorre frequentemente nos locais também doenças mais graves, como a dengue e diarreias, perfazendo respectivamente um total de 20 e 14%. Sucedem-se também nas residências verificadas verminoses diversas, sendo estas citadas por 4% dos entrevistados. Um por cento dos entrevistados afirmaram que em suas