Grafico de pareto
Prof Sueli
4M
Marcela Cytrangulo - 31100058
Gráfico de Pareto
* O que é? Faz parte de uma das sete ferramentas da Qualidade. É um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas, pois há muitos problemas sem importância diante de outros mais graves.
* Como surgiu? O termo Gráfico de Pareto ficou conhecido depois que Juran começou a utilizá-lo. O nome se originou no trabalho de Vilfredo Pareto, durante seus estudos na área de economia sobre distribuição de renda, e descobriu que 80% da riqueza estava concentrada em cerca de 20% da população. No ambiente empresarial, este tipo de análise encontra a sua aplicação verificando-se que 80% (ou um percentual alto) dos problemas são causados por 20% (ou um percentual baixo) das causas. Nesta linha, conclui-se que poucas causas são responsáveis pela maioria dos problemas, levando um bom gestor a atacar essas causas prioritariamente, pois assim, resolvem-se grande parte de problemas. O Princípio de Pareto é também conhecido como a regra dos 80/20.
* Objetivo? Sua maior utilidade é a de permitir uma fácil visualização e identificação das causas ou problemas mais importantes, possibilitando a concentração de esforços sobre os mesmos.
* Vantagem: Podemos através do diagrama de Pareto filtrar os problemas menores dos maiores, onde é claro as falhas maiores necessitam de ações mais dinâmicas e urgentes, os problemas ou falhas menores necessitam de ações por igual, mas quando podemos visualizar o grau de importância de cada falha sempre devemos originar a ação sobre a mais crítica.
* Como fazer? 1. Determine o tipo de perda que deseja investigar 2. Especifique o aspecto de interesse do tipo de perda que voce quer investigar. 3. Faça as contagens, e organize por ordem descrescente de frequencia, agrupando aquelas de baixa frequencia como ‘’outros’’. 4. Calcule as frequencias