Graffiti
• Originalmente o termo graffiti englobava todo e qualquer signo desenhado ou gravado na pedra. Contudo, o seu significado evoluiu para incluir qualquer tipo de decoração realizado em superfícies que são consideradas vandalismo, ou seja, imagens, palavras e textos efectuadas em locais sem a permissão do respectivo dono. Num esforço para reduzir o que muitos entendem como vandalismo, diversas cidades estipularam paredes ou áreas para serem exclusivamente usadas pelos artistas. Mesmo assim, alguns governantes discordam da ação, argumentando que não reduz o graffiti ilegal. Os advogados da “broken window theory” acreditam que o graffiti atribui um sentido de crime e decadência às cidades.
• Porém, com o passar dos anos o graffiti começou a ser visto de forma diferente, o que antes era considerado "vandalismo" hoje ganhou espaço no mundo da arte. Há uma grande diferença entre as obras feitas por artistas, com amplo conhecimento e agilidade técnica (graffiti) e rabiscos ou até mesmo textos, encontrados em muros, placas, fachadas comerciais e, em casos mais graves, em patrimônios históricos da cidade. Isso é pichação e a sua prática é considerada crime. Graffiti são obras ricas em traços e detalhes, capazes de despertar a curiosidade e, mais do que isso, promover a interação com o público e transmitir mensagens, sentimentos, críticas, opiniões e pensamentos, sobre os mais diferentes e importantes temas. Além de embelezar a área, a arte de rua, sem dúvida, demonstra o potencial artístico e profissional de diversas pessoas, incluindo crianças, jovens e adultos.
Tipos de
Graffiti
TAG
• É apenas uma assinatura; forma mais básica de graffiti
LETRAS EM BLOCO
• É complexo e original; Geralmente com letras muito simples e legíveis
GRAFFITI ORGÂNICO
• É um estilo em que as letras têm um caráter próprio; geralmente adotam formas de objetos; por vezes, a sua leitura torna-se complexa
PERSONAGENS
• Anteriormente, os personagens apareciam somente para