Graduação
1. CONTEXTO
Não precisamos ir muito longe para percebermos que o aquecimento global está mudando nosso dia-a-dia, ou seja, está havendo uma mudança radical de fatores climáticos em todas as regiões do planeta. “A sociedade mundial começa a perceber que o aquecimento global, ou seja, uma mudança significativa no clima da Terra, é um problema real e sério. As terríveis previsões sobre secas, inundações, tempestades, doenças, extinção de espécies, aumento do nível do mar e desgraças afins, fazem parte dos resultados dos estudos recentemente divulgados”.
“Quando olhamos a história da Terra, podemos ver que mudanças climáticas fazem a regra e não a exceção, e, aparentemente, o gás carbônico tem um papel fundamental nestas mudanças, seja iniciando a mudança, seja ampliando a mudança. Se provocarmos com nossas emissões de carbono, via queima de combustíveis fósseis e desmatamento, uma outra máxima termal, como a que aconteceu 55 milhões anos atrás, não vai ser novidade para a Terra, mas certamente será uma novidade triste para a civilização humana”.
O aquecimento global vem sendo estudado a pelo menos há três décadas, mas foi somente nos últimos dois anos que humanidade começou a tomar consciência da real gravidade do problema, ou seja, não há mais como ignorar, a ação humana vem causando sérias mudanças no clima do planeta. As mudanças climáticas já afetam bilhões de pessoas em todo mundo. A Organização Metereológica Mundial, órgão da ONU, que avalia o clima da terra, mostrou recentemente que o ano de 2006 foi marcado por uma série de recordes sombrios no terreno das alterações climáticas e das catástrofes naturais.
Desde que começaram as medições, no século XIX, o termômetro chegou aos 40 graus em diversas regiões temperadas da Europa e dos Estados Unidos. A Somália foi castigada pelas enchentes mais devastadoras dos últimos 50 anos. A calota gelada do Ártico ficou 60.400 quilômetros