Graduação
Fichamento 1
SANTORUM, Karen, ENSINAR A LER: COMO FAZER? p. 1-11, 2005. Disponível em <www.unisc.br/portal/images/stories/mestrado/letras/coloquios/ii/ensinar_a_ler.pdf> acesso em 06 de abril 2013.
Resumo
Ensinar a ler: como fazer?
O artigo explora alguns aspectos envolvidos no universo da leitura, ao relacionar os processos de aprendizagem e texto na compreensão em leitura.
Re-visita alguns modelos teóricos que veem uma relação interativa entre leitor e texto, tais como o modelo. Apresenta, alguns dos aspectos cognitivos que sub fazem ao esforço do leitor durante o processo, reflete sobre as implicações no ensino de leitura na escola e, por fim, apresenta propostas de aplicação pedagógicas que auxiliam o aluno a obter a compreensão leitora, mostrando quanto mais propostas de práticas de leituras forem trabalhadas, mais se conseguirá descobrir sobre a natureza das estratégicas que governam a execução eficiente ou ineficiente do leitor.
Citações
Segundo Leffa (1996, p.2) diz que não se lê apenas a palavra escrita, mas o próprio mundo que nos cerca.
Para Adam e Stan (apud Colomer & Camps, 2002, p.2), leitura é a capacidade de entender um texto escrito.
Complementando, Chiele (2004, p.4) ainda dentro de uma linha teórica crítica que ilumina a interação leitor-texto no processo de leitura, tem o princípio fundamental o de que o conhecimento humano está armazenado em engramas, ou redes de conexão interneuroniais e vai se reorganizando cada vez que se incorporam novas informações nesta rede.
Fichamento 2 RIBEIRO, Célia, METACOGNIÇÃO: UM APOIO AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, p. 109-116, 2003. Disponível em www.scielo.br/pdf/prc/v16nl/16802.pdf acesso em 06 de abril 2013.
Resumo
Metacognição: Um Apoio ao Processo de Aprendizagem
Este artigo busca salientar uma incursão pela literatura, visa contribuir para a clarificação do conceito de metacognição. Neste sentido, procura evidenciar o papel das