Graduação
FACULDADE DE DIREITO
TRABALHO DE
DIREITO ADMINISTRATIVO ECONÔMICO
Livro Direito Econômico
Editora Atlas
3ª Edição
Autor Professor Vicente Bagnoli
Professor VICENTE BAGNOLI
Alexandre Ogêda Ribeiro 4051814-0
São Paulo
21 de Maio de 2009
I – Introdução ao Direito Econômico:
O surgimento do direito econômico está diretamente relacionado à crise experimentada pelo direito tradicional decorrente da 1ª e 2ª grandes guerras e modelos políticos que estimularam a intervenção do estado na economia. Portanto, é importante entender o momento histórico quando se inicia a juridização da política econômica; diretamente relacionado a República de Weimar e o seu legado.
Com a criação de novas indústrias e o crescimento dos intercâmbios internacionais a economia da Europa progredia, orem, as economias dominantes européias começavam a disputar os territórios ainda disponíveis no mundo. Neste contexto se inicia a 1ª Grande Guerra Mundial (1914 – 1918) com França, Rússia, Inglaterra, Sérvia e Bélgica contra a Alemanha e o império Austro-Húngaro. Este conflito obrigou as nações envolvidas no conflita, inclusive aquelas que se envolveriam à posteriori, a desenvolverem as suas indústrias e obrigando as mesmas nações à intervirem consistentemente em suas economias.
A desagregação das potências ligadas à Alemanha e a ameaça da ofensiva aliada contribuem para o enfraquecimento desses países. Em 9 de novembro de 1918, com a abdicação de Guilherme I é proclamada a República Alemã. É decretado o fim da 1ª Guerra Mundial.
Antes mesmo da celebração do armistício, refletindo uma série de disputas internas, se constituiu a República de Weimar. Ainda em outubro de 1918, os marinheiros de guerra não acatam a ordem para se lançarem ao mar em uma espécie de batalha final e a grande maioria da marinha adere à revolta. No final de 1918, já com uma nova lei eleitoral, realizam-se eleições para formar o congresso dos