Graduação
Disciplina: História do Brasil Republicano I
Professor: Bruno Marques
Aluna: Teresinha de Jesus Maranhão
ARTIGO DE OPINIÃO TEXTO: EDUCAÇÃO E POLÍTICA NOS ANOS 20: A DESILUSÃO COM A REPÚBLICA E O ENTUSIASMO PELA EDUCAÇÃO DE MARTA MARIA CHAGAS DE CARVALHO
MORRINHOS – CE
MAIO – 2014
Analisando o texto Educação e política nos anos 20: A desilusão com a república e o entusiasmo pela educação de Marta Maria Chagas de Carvalho podemos observar que a autora trata da educação com sendo a chave mestre para os problemas da então republica, pois para ela através da educação pode-se alcançar o desenvolvimento do país. Percebemos ainda que a autora toma por base uma pesquisa realizada na Associação Brasileira de Educação (ABE), onde através dessa pesquisa Marta justifica seu discurso ao longo do texto analisado.
De acordo com a autora seria necessário que houvesse um investimento por parte da republica na escola, pois esta exercia uma forte influência na sociedade. Ainda segundo a autora a (ABE) seria capaz de modelar as práticas educativas para um bom funcionamento da nação. Dessa forma podemos entender que para Marta a educação funcionava como o ponto de partida para a transformação de um pais que segundo a mesma estava entregue a amorfia.
Partilhando da ideia de Marta podemos observar o pensamento de Jorge Nagle que assim como a autora citada acima vê na educação uma das vertentes do processo de avaliação necessária da República. Para o autor a educação era o meio de republicanizar a república, ou seja, a educação teria fatores importantes de influência no processo de transformação da república, uma vez que esta vem dizimar a ignorância, o analfabetismo entre outros fatores que para os autores citados acima são os problemas de deformação da nação.
Nagle afirma ainda que a ignorância é a causa de todas as crises e que a educação poderia sanar tal ignorância ajudando a resolver o primeiro