graduação
Eric John Earnest Hobsbawm (1917-2012) é um historiador britânico que ao lado de outros grandes historiadores como Christopher Hill, Rodney Hilton e Edward Palmer Thompson, integrou um grupo de renomados Historiadores Marxistas, que buscavam entender as classes populares na corrente historiográfica que ficou conhecida como História Social.
Mais conhecido por sua postura Marxista e sua incansável defesa aos ideais propagados por Karl Marx, tem como principais obras, a quadrilogia que analisa as transformações trabalhistas e os aspectos que as envolvem durante os séculos XIX e XX: “A Era das Revoluções”, “A era do Capital”, “A Era dos Impérios” e “A Era dos Extremos”.
Em seu penúltimo livro publicado, “Como Mudar o Mundo: Marx e o Marxismo” (2011), Hobsbawm organiza uma coletânea de textos escritos por ele entre os anos de 1956 e 2009 sobre o impacto das obras e do pensamento de Karl Marx após sua morte, passando pelas tentativas experimentais do socialismo real, seu desenvolvimento e derrocada.
O capitulo escolhido para desenvolvimento dessa resenha é intitulado “Marx hoje”, retirado da obra citada a cima. É baseado numa conferência ministrada pelo autor no dia 14 de março de 2007, em Londres, por ocasião do aniversário da morte de Karl Marx. No referido capítulo, dividido em duas partes, Hobsbawm disserta sobre a importância das ideias Marxianas nos dias atuais. Na primeira parte, ressaltando o fato de que as releituras atuais, feitas de seu pensamento são fruto de duas causas:
1- O fim do marxismo oficial da URSS e a libertação de Marx da identificação pública com o leninismo na teoria e com os regimes leninistas na prática.
2- O resgate feito pelos próprios capitalistas, em vista das mais recentes crises mundiais que assolaram esse sistema econômico.
Essas causas são defendidas baseando-se na premissa de que o juízo feito acerca