Graduação
Um estudo de caso dos freqüentadores da Loja Beatnik1
Esp. Milene Bordini 2
Resumo
Este trabalho procura verificar o que leva às escolhas das imagens tatuadas e dos locais do corpo no qual são feitas as mesmas. Procura, ainda, verificar se o modo como a pessoa tatuada passou a vestir-se foi alterado em decorrência do desenho corporal.
Palavras-chave
Moda; corpo; tatuagem; indumentária.
_________________________
1
Trabalho apresentado para conclusão do curso de Pós-Graduação Moda, Criatividade e Inovação, da Faculdade de
Tecnologia Senac – RS.
2
Graduada em Publicidade e Propaganda e Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,
Especialista em Abordagem Centrada na Pessoa pelo Centro Universitário La Salle.
Introdução
Apesar de geralmente associada à juventude, a tatuagem é uma forma de expressão bastante antiga. Ao longo de sua existência, ela representou a arte e o modo de vida de diversas sociedades ao simbolizar ritos de passagem e importantes momentos históricos. Em indivíduos, retrata momentos particulares da vida ou simplesmente serve como ornamento.
Será, então, que a tatuagem é um acessório de moda ou a expressão de cada indivíduo? O presente artigo tem a intenção de, através de entrevistas semi-estruturadas, verificar o que leva às pessoas a tatuarem-se, às escolhas das imagens tatuadas e dos locais do corpo no qual são feitas as mesmas. Pretende, também, verificar se o modo como a pessoa tatuada passou a vestir-se foi alterado em decorrência do desenho corporal: a roupa passa a mostrar, esconder ou usar o desenho como complemento? E se as pessoas tatuadas buscam roupas específicas para que isso ocorra. E, ainda, como o mercado da moda pode se utilizar dessas informações?
Moda
Para Dwyer e Feghali (2004) independentemente de qualquer época ou lugar, a roupa sempre foi um diferenciador social, uma espécie de retrato de uma