Graduação
Atividade de análise
Documentários:
Promessas de um Novo Mundo (Promises), de B.Z. Goldberg e Justine Shapiro.
Os palestinos nos livros escolares de Israel (Como se faz a desumanização de um povo)”, Nurit Peled-Elhanan.
O documentário cinematográfico contemporâneo Promessas de um Novo Mundo (Promises), de B.Z. Goldberg e Justine Shapiro, lançado em 2001 retrata a história de sete crianças israelenses e palestinas em Jerusalém que, apesar de morarem no mesmo lugar vivem em mundos completamente distintos, separados por diferenças religiosas. Com idades entre 8 e 13 anos, raramente elas falam por si mesmas e estão isoladas pelo medo. Neste filme, suas histórias oferecem uma nova e emocionante perspectiva sobre o conflito no Oriente Médio.
Analisado o filme percebemos a criança como sujeito em seu meio compreendem e interpretam sua visões de mundo, respeitando suas aptidões mentais e intelectuais. Observamos a enunciação da criança, sua prontidão ao se manifestar sobre questões concretas ou abstratas, bem como a forma como interage com os outros e com o produtor do filme durante as tomadas. O filme mostra o diferencial que Promessas de um Novo Mundo estabelece ao apresentar o discurso da criança como tão complexo e coerente quanto o de qualquer sujeito-enunciador adulto.
Sabe-se que o mundo nunca esteve tão interligado e interdependente como hoje. O fenômeno da terra com a globalização, acentuado nos anos 1990, parece ter tornado possível reduzir a esfera da te com o uso de tecnologias como os computadores, telefones e televisores que conectam indivíduos de diferentes continentes em segundos, criando uma rede internacional de informações e ideias. O meio ambiente, obviamente, é vital para a sobrevivência da raça humana no planeta. A sua conservação é tarefa de todos, independentemente de questões como raça, poder e outras. E é nesse mundo mobilizado pela própria sobrevivência que ainda existem