graduação
Disciplina: Teoria e Prática Pedagógica VI
Professor: Marcos
Acadêmico: Adailton Estacio de Oliveira
QUEIROZ, Tania D. Educar, uma lição de amor: como criar filhos em um mundo sem valores. São Paulo, Editora Gente, 2010.
Títuto: Educar, uma lição de amor: como criar filhos em um mundo sem valores
Autor: Tania Dias Queiroz
Sobre o autor:
Tania Queiroz é Personal & Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Pedagoga, Historiadora, Psicodramatista, Escritora, Palestrante e Consultora Educacional. É autora de várias obras pedagógicas para professores, obras para o universo infantil e adulto, pelas Editoras: Rideel, Stimma, Maranta, Ibep-Nacional, Editora Escolar, Editora Didática Paulista.
Atualmente ministra cursos e palestras em todo o Brasil e pelo SIEEESP - Sindicato das Escolas Particulares do Estado de São Paulo e pela Coplanning Planejamento e Consultoria. Escreve artigos, realiza psicodramas pedagógicos e ministra cursos à distância para a Revista Direcional Escola, para o site da Sabertv, para a Revista Guia Prático para Professores da Educação Infantil e para Professores de 1a a 5o ano do Ensino Fundamental de 9 anos. É Assessora Geral Pedagógica do Colégio Shangri-lá, Colégio São Francisco e Colégio Maria Eunice.
Crítica:
A Teoria das Inteligências Múltiplas como emblema da racionalidade instrumental, que busca compreender o que é a inteligência, convertida em expressão parcial da razão, não é capaz de apreender o real e suas contradições, o que a impede de articular-se enquanto uma teoria que apanha a totalidade. Quando essa razão toma a inteligência como objeto, é incapaz de perceber que ela se refere a uma construção, que é ao mesmo tempo individual e coletiva. Enquanto expressão do pensamento formal, destituído do seu conteúdo, a inteligência também se limita às possibilidades da razão convertida em instrumento. A separação dos conceitos de seu conteúdo humano e a transformação