graduaçao
Disciplina: Psicologia da educação
Professor: Ma. Helenrose A. da S. Pedroso Coelho
Tutor ead: Renata Manfrin Schimidt
Grupo: Adriana Carvalho de Alcântara Roque-RA: 5544123902 Emilaini Fabíola da silva – RA: 5544119524 Graziela Oliveira Ferreira de Assis - RA: 5544123644 Humberto Firmino da Silva – RA: 5594137458 Rosilene Maria da rocha – RA: 5545111238
Relatório Final
Osasco 2012
Sigmund Freud nasceu em 06 de maio de 1856 na Checoslováquia, de origem judaica. Aos 08 anos de idade já lia Shakespeare e na adolescência uma conferência cujo tema era ensaio de Goethe sobre a natureza ficou profundamente impressionado. Trocou a faculdade de direito pela medicina e interessou-se pela área de pesquisas.
Médico neurologista e psiquiatra, austríaco, analisavam pacientes escutando o que quer que lhes passem pela cabeça e analisou sonhos também para descobrir desejos reprimidos. Freud é considerado o pai da psicanálise, aonde o paciente vai com ou sem hipnose, lembrando-se de seus traumas durante a vida e liberando-se de seus sofrimentos, atitudes de irritabilidade e histeria.
Sigmund Freud contribuiu com a ciência do séc. XIX, com a psicanálise, área de conhecimento que abrange o estudo do inconsciente humano a fim de entender as doenças mentais e futuramente até o próprio homem. Nessa perspectiva a contribuição de Freud foi de fundamental importância para o campo cientifico, haja vista que, agora a mente humana se tornou alvo de estudos e principalmente graças às conclusões freudianas, o entendimento do funcionamento biológico dos seres humanos ficou mais completo, devido a não separação entre corpo e a mente.
Freud fez o primeiro aparelho psíquico com as divisões do inconsciente, pré-consciente e consciente, e logo após chegou à conclusão de outro aparelho psíquico, o id, ego e superego.
Id funciona como o inconsciente, o ego o consciente e o superego