Graduando
Neste trabalho elaborado para a disciplina de gerenciamento de projetos iremos falar sobre a empresa Vale.
Num primeiro momento iremos apresentar a historia da empresa desde sua fundação como estatal governamental até os dias de hoje passando pela sua privatização.
Traremos a evolução da empresa e seus modelos adotados. Para enfim expor a conclusão do grupo sobre os aspectos positivos e negativos.
2. Vale: a sua história
A empresa nasceu em 1942, crida pelo governo brasileiro de Getúlio Vargas como Companhia Vale do Rio Doce. Em 1943 Israel Pinheiro e nomeado o primeiro presidente da companhia. Em 1949 a empresa já era responsável por 80% do minério exportado.
Em 1950 o governo brasileiro assume o controle definitivo do sistema operacional da empresa, em 52 ocorre o primeiro embarque de mineiro para o Japão e também é utilizado o primeiro navio brasileiro (Siderúrgica Nove) no carregamento de mineiro para os Estados Unidos. No ano de 1956 a Vale compra a Reserva Florestal de Linhares, do governo do Espirito Santo com quem em parceria inauguraria em 1959 o Cais do Paul em Vitória.
Em 1960 é criada a primeira subsidiaria da Vale, a Companhia Siderurgia Vatu, para o beneficiamento de minérios, fabricação e comercialização de ferro-esponja. Em 62 é criada a subsidiaria Vale do Rio Doce Navegação S.A (Docenave). Em Carajás no ano de 1967 é constatada a ocorrência de minério de ferro e no ano de 1969 é inaugurada a primeira Usina de Pelotização da Vale em Tubarão (ES).
A Vale abriu a década de 70 se tornando sócia majoritária do empreendimento de Carajás (PA) junto com a US Steel Co, e no meio da mesma década a Vale de torna a maior exportadora de minério de ferro do mundo, detendo 16% do mercado transoceânico de minério.
Em 1980 a Vale incorpora a Amazônia Mineração (Amza), criado a Superintendência de Implantação do Projeto Ferro Carajás (Sumip). Em