Graduando
CENSURA LIVRE
“A questão dos Direitos Autorais”
INTRODUÇÃO
O mundo já não é mais como antigamente, no qual gravadoras eram donas dos músicos e das músicas, no qual só era possível assistir a um filme quando ele estava no cinema e no qual os livros existiam apenas no meio impresso. Todo esse cenário foi radicalmente transformado, principalmente pelo processo de globalização.
A globalização foi e é um processo de interação econômica, social e política entre países e pessoas. Tal processo teve início na década de 60 e impulsionou o desenvolvimento do mundo como conhecemos, o mundo globalizado. Este processo levou a sociedade a um novo nível de interação e relacionamento, no qual as pessoas deixaram de priorizar o contato no mundo físico, e passaram a se relacionar virtualmente.
Essa interação virtual entre as pessoas gerou uma mudança drástica nos meios de comunicação, pois as pessoas já não dependem mais de uma imprensa, correios, rádios ou até mesmo de televisões para se informar. Elas são, hoje, donas de suas próprias fontes de conhecimento.
Toda essa facilidade gerou um grande conflito de interesses. De um lado os consumidores, com acesso fácil e gratuito a todo tipo de conteúdo online, livros, shows, filmes e outros. Do outro lado, as gravadoras, empresas e artistas detentores dos direitos comerciais.
DESENVOLVIMENTO
Direitos autorais, Megaupload e Anonymous
Este artigo tem como objetivo analisar uma questão de grande importância para a sociedade moderna: os Direitos Autorais.
Direito autoral diz respeito a:
Um conjunto de prerrogativas que visam a proteção dos direitos do autor e daqueles ligados a ele. A criação de um autor é resguardada de forma que lhe sejam assegurados os direitos patrimoniais e morais sobre sua obra intelectual.
(KISCHELEWSKI, 2010).
A partir desse conceito, analisa-se a questão dos direitos autorais no contexto virtual. Ultimamente esse assunto tem tomado