graduando
A presente produção textual propõe-se a discutir a perspectiva da observação do espaço educativo da Escola Santa Ângela, situada na cidade de Ilhéus, tendo como objetivo geral refletir sobre como a escola transmite e enxerga a educação, como promove a aprendizagem, quais os meios utilizados pela a escola para mediar o conhecimento do aluno, e como a organização escolar pode interferir no processo de aprendizagem e consequentemente no rendimento escolar.
De tudo que se discute hoje sobre educação, algumas das questões mais importantes são as que mostram que não há um único modelo de educação, a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor, o ensino escolar não é a única prática e o professor não é seu único praticante.
Nessa perspectiva, uma concepção de educação que valoriza o aluno como sujeito entende “O ambiente como algo que educa a criança; na verdade ele é considerado o “terceiro educador” (EDWARDS: GANDINI: FORMAN, 1999, p. 157). Partindo dessa premissa apresentaremos as conclusões obtidas através da observação e reflexão do espaço educacional dessa escola.
Para facilitar a compreensão organizamos o desenvolvimento da produção textual em duas partes. Na primeira parte abordaremos a visita a escola, onde se localiza, seus alunos, os profissionais, e os dados importantes encontrados; também transcreveremos a entrevista feita com o profissional do corpo docente da escola. Já na segunda parte faremos uma correlação e abordagem de maneira geral das escolas do munícipio, as relacionando com a escola pesquisada.
A partir das concepções apresentadas, faremos uma conclusão do processo educativo escolar, como ele vem se transformando, a importância do ambiente escolar saudável, já que apesar da influência familiar e social, pesquisas mostram que uma variação significativa