graduando
O comportamento das pessoas, que podem ser desde padrões de complexos até decisões corriqueiras do dia-dia dentro das organizações, são norteados pelos valores que estas possuem.Alguns valores são internalizados dentro da organização, outros advêm do convívio no âmbito familiar pois, antes do profissional vem o homem.
Para inferir como o comportamento das pessoas influencia a cultura da empresa, acho válido resgatar o conceito de “espiral do conhecimento”. Apesar de a cultura organizacional ser um elenco de vários elementos acredito que o conhecimento tanto tácito quanto explicito são formas bem eficazes de entender e “sentir” a cultura da organização.
O conhecimento tácito é aquele encontrado nos manuais, livros, registros(elemento da cultura organizacional chamado genericamente de “normas”)e é claramente comunicado aos participantes daquela organização.já o conhecimento tácito é o que está dentro do indivíduo, ou seja, seus valores e orientam seu comportamento, valores esses que podem destoar ou não do comportamento vigente dentro da organização.
Tomemos como exemplo hipotético um determinado setor dentro onde exista a cultura organizacional que mantêm profissionais que “vestem a camisa da empresa”. A idéia dessa política é que os colaboradores realmente acreditem nos valores e na ética da empresa, assumindo um compromisso com o trabalho e a busca