graduando
AUTORES: MIRA, T.S. (IFsertao-PE); falta os outros autores ainda vou colocar
Resumo:
O referido trabalho discorre sobre a importância da utilização de recursos didáticos alternativos, tendo como foco a melhoria na qualidade de ensino para os discentes. Durante o projeto os alunos foram estimulados a reproduzir o conteúdo ligações químicas de uma forma alternativa/diferenciada, promovendo, assim novas metodologias para a abordagem do conteúdo. Esta proposta foi desenvolvida para motivar os alunos a estudar o conteúdo de forma mais aprofundada sem ser pelo método comum da aula expositiva, onde eles estudaram o conteúdo e explicaram segundo o ponto de vista deles e da forma que eles acharam mais adequada, utilizando as mais variadas formas de apresentação: vídeos, paródias, poemas e toadas.
PALAVRAS-CHAVE: Educação, ensino-aprendizagem e motivação.
INTROD UÇAO:
Aplicar somente o conteúdo acerca conhecimento específico de química não é suficiente para que o processo de construção de conhecimento seja bem conduzido. Também é necessário saber os processos pedagógicos de transmitir esse conhecimento. Percebe-se empiricamente uma desmotivação dos alunos na disciplina de química, para se proporcionar uma melhor maneira de trabalhar os conteúdos em sala de aula pode-se utilizar de metodologias alternativas, pois as mesmas despertam no educando a curiosidade e o interesse pela disciplina, enquanto que o ensino tradicional, (professor, aluno e quadro) tornam as aulas monótonas.
MATERIAL E METODOS:
Inicialmente o conteúdo sobre ligações químicas foi ministrado para os alunos com o intuito de facilitar a compreensão do conteúdo. Após as aulas ministradas os alunos foram separados em grupos de seis e escolheram com qual tipo de ligação iriam trabalhar e qual método usariam para explicar a ligação podendo ser essas apresentações em: cordel, filme, poesia,