Graduando
A palavra sinestesia deriva das palavras gregas syn, que significa união ou junção, e aisthesis, que significa percepção ou sensação. O termo, refere-se portanto à união de sensações. A sinestesia é uma condição neurológica na qual o estímulo de um determinado sentido provoca uma percepção automática noutro sentido diferente (Cytowic, 1993).
A sinestesia consiste assim, na capacidade de se ouvirem cores, saborearem formas ou outra combinação que para os não-sinestetas é difícil de imaginar. Um sinesteta pode descrever a cor, a forma ou o sabor da voz de alguém, pode sentir facilmente e saborear diversos aromas.
Essa mistura de sensações é totalmente involuntária e não é classificada como doença, embora a sinestesia possa ocorrer também em determinadas doenças ou como resultado do abuso de determinadas substâncias.
DESENVOLVIMENTO
Tipos de Sinestesia e Critério de reconhecimento Os tipos de sinestesia são apontados pelas combinações de pares dos cinco sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato.Em Dezembro de 2007, Day, diz já existirem pelo menos 54 tipos de sinestesia. Quanto à dor, quando a pessoa sente dores vê determinadas cores; A temperatura, pessoas que veem cores segundo a temperatura, pessoas que sentem cheiros mediante a temperatura; Os orgasmos, que provocam a visão de determinadas cores; A personalidade, pessoas que veem cores segundo a personalidade das pessoas; Posturas físicas, determinados sons de palavras faz com que indivíduos assumam automaticamente determinados posturas físicas; Formas geométricas, por exemplo, algumas comidas fazem a projeção de formas geométricas. Mas há uma grande dificuldade para uma definição da quantidade de tipos de sinestesias existentes, pela sua vastidão de fenômenos caracterizados como sinestésicos,principalmente nos casos da sinestesia despoletada, por algo que não é totalmente um sentido, como: números, letras, palavras e nomes.
Inferindo que o número de tipos de sinestesia é deveras