Graduando
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
AUTORES: GUSTAVO VASCONCELOS SANTOS; MARIA PAULA DE MORAIS SILVA.
ELETROSTÁTICA AO ALCANCE DE TODOS
CAMPINA GRANDE, FEVEREIRO DE 2014.
RESUMO
Muito se fala sobre acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência nos meios sociais, principalmente nas escolas. Evidente que estudos e debates já foram apontados, como também já foram mostradas algumas soluções para tal problema. Há pessoas que falam que essas barreiras já foram superadas. No entanto é muito difícil colocar um aluno que necessita de atenção especial sem um professor preparado para recebê-lo. Como futuros educadores sabemos que para que os alunos com necessidades especiais possam ser inclusos, é necessário uma qualificação dos professores, fazendo com que eles possuam ferramentas para que os discentes tenham aulas com mais aproveitamento. Pensando em um melhor preparo e condições para o ensino de física, especificamente, para pessoas com deficiência visual, elaboramos um projeto que abordaremos os conceitos da eletrostática através de modelos feitos com materiais de baixo custo e com a confecção fácil de ser construir. Com ele o aluno com deficiência visual poderá, através do tato, aprender as propriedades das cargas elétricas e seus fenômenos.
INTRODUÇÃO
Uma grande dificuldade enfrentada pelos docentes no ensino de ciências é a introdução de alternativas para facilitar a compreensão dos conteúdos. Em alguns casos, uma alternativa que pode ser pensada é o uso de experimentos para a explicação dos conteúdos a serem abordados em sala de aula. O principal desafio é produzir materiais explicativos, de fácil acesso e de baixo custo, isso por que pode-se dar a oportunidade de construção para os discentes.
Um dos problemas que os professores podem encontrar, adotando essa nova forma de ensinar ciências, é de repente se debater com um