Graduando
Este trabalho é baseado no artigo “COMO MANTER INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PROVISÓRIAS SEGURAS EM CANTEIROS DE OBRAS” de Gonzales J. R. C, e mostra a falta de cuidados com as instalações elétricas culminando eu um alto índice de acidentes muitas vezes fatais, e propõe soluções para evitar erros na hora de fazer essas instalações.
Na construção civil uma das principais causas de acidente de trabalho é a presença de energia elétrica e consequentemente os riscos que esta traz ao ser humano. O choque elétrico é responsável por apenas 6,78% dos acidentes na construção civil, porém, 50% destes são fatais. Dentre os principais índices causadores de acidentes com instalações elétricas em canteiros de obra pode-se citar a falta de mão de obra qualificada para a execução da instalação, a falta de projeto e manutenção inadequada.
A principal causa dos acidentes de origem elétrica são os choques elétricos. Para melhor entendimento de como evitar o choque elétrico deve-se saber quais as principais formas de ocorrer o choque elétrico, que pode ser por contato direto e indireto.
O contato direto é o contato da pessoa com as partes vivas da instalação, ou seja, partes que normalmente estão energizadas para que a instalação funcione de modo correto. As principais maneiras de evitar o choque elétrico por contato direto são:
• Isolação – Isolar as partes vivas da instalação através de fitas isolantes, capas isolantes, ou qualquer outro material que não conduza corrente elétrica.
• Barreiras – Proteção por barreiras isolantes em locais onde as partes vivas da instalação poderá ter o contato com o trabalhador durante certa atividade.
• Obstáculos – Grades, cercas, e outros obstáculos que não necessariamente são de materiais isolantes, porém mantem trabalhadores não autorizados fora do alcance das partes vivas da instalação.
• Colocar fora do Alcance – Dispor a instalação elétrica a uma distância considerável