Graduando
CARDOSO, Fernando Henrique & IANNI, Octávio. Homem e Sociedade: leituras básicas da sociologia geral. Companhia Editora Nacional. São Paulo. 1977.
“Este artigo trata do problema das relações entra a psicologia e a sociologia, enquanto disciplinas teóricas.” (p.51)
“O problema central, portanto, é determinar as condições ideais de ajustamento entre dois esquemas teóricos de tal maneira que possa ser tão útil quanto possível para ambos.” (p.51)
“... é necessário acrescentar o aspecto ou a ‘dimensão’ cultural àqueles do sistema social e da personalidade a fim de completar o quadro de referência para análise de comportamento interativo em termos de ação.” (p.52)
“Qualquer sistema social, isto é, sistema de interação de uma pluralidade de indivíduos [...] constitui uma série de comportamentos esperados ou padronizados, não de um único tipo, mas de um padrão de tipos que variam de acordo com o desenvolvimento da situação interativa.” (p.52)
“Como parte do sistema de personalidade, ela tem de ser motivada no sentido da regularização e da estabilização do padrão de atividades de tal maneira que não se choque com outros elementos [...] Os comportamento do ‘ego’ são, portanto, interdependentes com as ‘sanções’ do ‘alter’ e é esta interdependência que entendemos por processo do sistema interativo.” (p.53; 54)
“... as características de cada ato e cada situação em transformação não são determinantes do processo, mas que o processo e organizado com relação a estas características e que, no quadro de referência da ação, a significação do conceito organização envolve a padronização das relações entre símbolo e o seu significado.” (p.53)
“... o sistema de interação, em qualquer tempo dado, possui uma estrutura determinada.” (p.53)
“... o sistema de interação social e o sistema de personalidade são interdependentes [...] a unidade-papel do sistema de interação é efetivamente um setor da personalidade enquanto sistema.” (p.54)
“A cultura comum não deve