Graduando
SECRETARIA DE ENSINO À DISTÂNCIA
CURSO DE ADMNISTRAÇÃO PÚBLICA
Disciplina: Gestão de Pessoas no Setor Público II - Profª Maria da Penha Machado de Medeiros
RESENHA DE ARTIGO
Flávio Medeiros Lucena
DA LUZ, Dulce Elaine Saul; JÚNIOR, Roberto da Luz. A Importância da Comunicação Interna em um Órgão Público Federal: o Caso HUSM. CCSH. V.20 – Edição Especial – Setembro 2007. Pág. 279-294. Santa Maria – RS.
O presente artigo retrata um estudo de caso realizado no Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Maria no Rio Grande do Sul, feito através de entrevistas diretas tendo como parâmetro o método descritivo utilizado como referência pelo Serviço de Comunicação do Setor.
Para isso, buscou-se saber como se realiza a comunicação interna no setor, fazendo uma análise investigativa no intuito de propor e sugerir melhorias na comunicação entre pessoas. O estudo tem como objetivo mostrar os aspectos conceituais, referenciando a importância da comunicação nas organizações, o processo de comunicação, a importância da comunicação para administrar, a comunicação interpessoal, a tipologia das comunicações nas organizações, e as barreiras mais comuns à comunicação interpessoal eficaz dentro de um Órgão Público Federal.
De acordo com os autores é imprescindível uma comunicação fluente e livre de barreiras para o desempenho e sucesso das organizações. Para isso, faze-se necessário evidenciar os componentes observados no processo de comunicação, que são: o emissor, a mensagem, o receptor, o canal e o feedback ( retroalimentação). Eles são os principais envolvidos no contato direto entre interlocutores usados como instrumento de comunicação essencial e preciso no processo como um todo. De posse desses artifícios o administrador tem como negociar situações e administrar os conflitos que sempre surgem, visando resolvê-los.
Dito isto, no momento da comunicação, surgem a comunicação verbal e