graduando
Faculdade de Direito – FAD
Resenha referente à disciplina Sociologia Jurídica, pelo grupo: Ana Patrícia da Silva, Genivaldo Galdino da Silva, Gilson César de Medeiros, Marciano Matias Neto. Alunos do segundo período de Direito, matutino.
Professor: João Paulo do Vale de Medeiros.
Mossoró – RN 29 de Julho de 2013
Sabadell, Ana Lucia. Manuel de Sociologia Jurídica, introdução a uma leitura do direito. 4ª edição revista, atualizada e ampliada – 2ª tiragem / Editora Revista dos tribunais.
No manual de sociologia jurídica, Ana L. Sabadell faz uma análise bastante crítica de como acontece a relação da mulher na sociedade atual, apesar desta já ter conquistado certa porcentagem dos seus direitos, nota-se que ainda há muito a ser conquistado, principalmente, o respeito pela mulher nas suas várias funções sociais. Sabadell procura evidenciar os locais em que a mulher sofre mais opressão física e/ ou psicológica, vivendo numa sociedade ainda bastante machista, onde ela não encontra apoio suficiente para liberta-se. Sabadell irá mostrar também como a lei se comporta diante desses casos, evidenciando um contraste entre o que está na lei e o que esta pratica de fato.
Discutir sobre igualdade de gênero é descrever a busca das mulheres por dias melhores, transformando as realidades impostas em um novo horizonte (mais valorativo em suas vidas), perfazendo sentidos construtivos em prol da causa feminista ao longo da história e na sociedade, conflitando os interesses sociais hegemônicos e reconstituindo a cada dia a mulher, como disse a escritora francesa Simone de Beauvoir: “Não se nasce mulher, torna-se mulher”.
Antes será preciso abordar as realidades postas e descrever tais conflitos. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) metade das mulheres vítimas de