Graduando
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
DESLOCAMENTO DE EQUILÍBRIO
Henrique Colete e Silva RA: 84692
Guilherme Barros Possas RA: 81939
Matheus G. Mendes de Araújo RA: 84687
TURMA - 06
PROFESSORA – Camila S. S. Togatti
Maringá, 2 de junho de 2013
Introdução
Em reações químicas após certo ponto a mesma atinge um estado de equilíbrio, onde os produtos reagem para “recuperar” os reagentes, porém esse equilíbrio pode ser afetado por fatores como, temperatura, pressão, e concentração, deslocando o equilíbrio da equação, seja para o lado dos produtos, seja para o lado dos reagentes. No experimento desenvolvido estudamos a interferência de alguns desses fatores no equilíbrio químico, procuramos verificar a influência da temperatura no equilíbrio químico, bem como a influência da concentração no mesmo, estudando na prática os conceitos vistos em sala de aula.
Procedimento
Materiais utilizados * Tubos de ensaio * Béquer de 250,0 ml * Rolha * Bico de Bunsen * Pinça de madeira * Estante para tubos de ensaio * Gelo * Água destilada * Nitrato de chumbo (Pb(NO3)2)
Método
Primeiramente adicionamos cerca de 0,5 g de nitrato de chumbo (Pb(NO3)2) em dois tubos de ensaios secos e limpos. Com o auxílio de uma pinça de madeira, aquecemos os tubos na chama do Bico de Bunsen, tomando o cuidado de retirar o tubo de ensaio do contato da chama por pequenos instantes, evitando que este exploda devido à variação de temperatura. Observamos a formação de um gás marrom-avermelhado no interior do tubo, o dióxido de nitrogênio (NO2), um gás tóxico. Quando o tubo de ensaio estiver cheio desse gás, retiramos o tubo da chama do Bico de Bunsen e o tampamos com uma rolha. Repetimos o procedimento para o outro tubo de ensaio. Depois aguardamos até que os tubos se estabilizem a temperatura ambiente. Adicionamos