graduando superior
RELATÓRIO DE FÍSICA
SALVADOR
2011
Verificação Experimental do Empuxo
Engenharia Civil -2º Semestre - Turma A – Sala 807
Carlos Victor; Diego campos (Sala 807); Tiago Martins;
Jerveson Gomes Silva (Sala 807); Luan lima. (Sala 507)
Entregue a Alberto Pessoa da Costa, professor da disciplina Física Aplicada II
Resumo: Este relatório mostra de uma forma clara o experimento pratico para determinação do empuxo, que consiste na imersão do cilindro no liquido utilizando um dinamômetro (que medirá o peso real antes de mergulhar o cilindro), onde o liquido sofrerá um deslocamento proporcional ao volume do corpo imerso e ao mesmo tempo aplicará uma força empuxo no sentido contrário a força peso do cilindro, resultando na diminuição do peso do cilindro que poderá ser medido com o dinamômetro e chamar de peso aparente. Com esses equipamentos fica claro comprovar através de números a teoria de Arquimedes.
Palavras-chave: Arquimedes, empuxo, Peso real, Peso aparente, Cilindro maciço, Dinamômetro, H2O, Proveta graduada, Suporte metálico.
I. Introdução
Neste experimento vamos determinar na prática o empuxo de duas formas diferentes e comparar os resultados. O empuxo E1 é o correto feito através de uma leitura direta utilizando o dinamômetro que nos fornecerá as medidas de peso aparente e peso real. O empuxo E2 é o analisado que através da formula de Arquimedes (E = mL . g) é possível calcular o empuxo utilizando apenas o volume de liquido deslocado multiplicado pela sua densidade.
II. Experimento
Durante o experimento do empuxo, foram utilizados os seguintes equipamentos:
Tripé Standard - Maxwell, Proveta graduada plástica 250 ml, Dinamômetro, Cilindro, Seringa de 20ml e régua métrica acrílica com 30cm, conforme figuras 1 a 6, respectivamente. Fig. 1. Suporte (Tripé Maxwell) Fig. 2. Proveta