Graduanda
Velocidade da Reação
Introdução:
Cinética química inclui investigações de como diferentes condições experimentais podem influir a velocidade de uma reação química e informações de rendimento sobre o mecanismo de reação e estados de transição, assim como a construção de modelos matemáticos que possam descrever as características de uma reação química.
A velocidade da reação recebe geralmente o nome de taxa de reação. A taxa de reação está relacionada com: as concentrações dos reagentes e seu estado particular (estado físico, estado nascente dos gases, estado cristalino ou amorfo dos sólidos),o fato dos reagentes estarem ou não em solução (neste caso a natureza do solvente irá influir na velocidade da reação), a temperatura, a eletricidade, a luz, a pressão, a presença de catalisadores e dos produtos de reação.
Materiais:
3 béqueres
Farinha de trigo (100g)
Fermento biológico
Água
Procedimentos:
1. Rotule os três béqueres. Pode ser com a numeração I, II e III ou então Quente, Ambiente e Gelada.
2. De acordo com a sua rotulação, encha os béqueres com água.
3. Coloque água quente no rotulado como Quente, água gelada no rotulado como Gelada e água à temperatura ambiente no rotulado como Ambiente.
4. Verifique a temperatura da água.
5. Com a farinha de trigo e o fermento biológico, preparar uma massa; adicionando água até dar o ponto. Quando estiver homogênea, divida-a em três bolinhas menores.
6. Introduza as bolinhas nos béqueres e observe.
Resultados:
Pôde-se perceber que as diferentes bolinhas tiveram tempos de flutuação diferentes, a bolinha da água quente flutuou rapidamente, enquanto a da água em temperatura ambiente flutuou em seguida e por fim a da água gelada
Conclusão:
O fermento biológico utilizado contem micro-organismos fermentadores. A temperatura influi diretamente nesse processo. Quanto maior a temperatura, mais rápida acontece a fermentação e, por