Graduanda
TEXTO: Os excluídos do interior
BOURDIEU, Pierre. Os excluídos do interior. In:____NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (orgs). Escritos da Educação. Petrópolis: Vozes, 1990. p. 218-227.
Iandeci Lima Bonfim *
Pierre Bourdieu nasceu no sudeste da França em 1930, foi catedrático de sociologia no Collége de France e considerado um dos intelectuais mais influente de sua época, estudou Filosofia, Etnologia e teve como objetivos de estudo a educação, a cultura, a literatura, a arte, os meios de comunicação e a política, é autor, entre outras obras, de Les Héritiers (1964), La Reprodução (1970) e La Distinction (Final dos anos 70). Bourdieu faleceu em Paris, no ano de 2001, aos 71 anos.
No texto “Os excluídos do interior”, Bourdieu toma os Liceus como campo empírico de estudo, discute a clivagem entre escolarizados e os excluídos da escola, mostrando que a diminuição das barreiras formais no sistema de ensino e conseqüente ampliação do acesso não representam superação das tradicionais condições sociais, mantendo-se assim, os mecanismos de desigualdade. Em conseqüência disso, os mais desfavorecidos estão dentro do sistema iludidos sobre suas reais possibilidades de superação das condições sociais.
Bourdieu faz uma comparação entre antes e depois dos anos 50: antes as escolas de ensino secundário eliminavam de forma prematura e desumana as crianças oriundas de famílias culturalmente desfavorecidas e as seleções tinham como base a situação social; após os anos 50, crianças e jovens provenientes de pais com profissões manuais (pequenos comerciantes, os artesões, agricultores, operários de indústrias) passaram a ter acesso a escolas de ensino secundário, ocasionando o aumento de concorrência e investimentos por parte das categorias mais favorecidas. Mas, aos poucos os novos beneficiários perceberam que o acesso ao ensino secundário não lhes garantiam êxito nele e nem tão pouco, os certificados escolares, lhes