Graduanda engenharia elétrica
Trabalho: Causas e efeitos de sons em transformadores
Nome: Rodrigo Lopes Moreira RA:16645 Francisco Pires Barbieri do Prado RA:16665 Vívian Ponciano Rodrigues RA:16700
Prof. José Eugenio
30 de outubro de 2012
1 Introdução
O ruído é definido como um som desagradável e indesejável. Como atualmente transformadores precisam ser instalados próximos de áreas habitadas, é inevitável concluir que sempre haverá reclamações quanto ao nível de ruído emitido por esses aparelhos.
O nível de ruído produzido por um transformador é geralmente definido pelo seu projeto. Ajustes ainda em fase de projeto podem ser feitos tentando minimizar sua emissão de ruído, mas isto acaba encarecendo o projeto, e a preocupação com o nível de ruído emitido acaba sendo negligenciada pela maioria dos fabricantes de transformadores de potência.
O ruído emitido pelos transformadores é causado por um fenômeno chamado magnetostricção. A magnetostricção ocorre quando um corpo metálico é colocado em um campo magnético. Os dipolos magnéticos do metal se orientam buscando o alinhamento com o campo magnético externo, resultando em expansão do material. Apesar de haver histerese, quando o campo magnético é anulado o material retorna a sua forma original. Como o transformador é excitado por corrente alternada, a cada meio ciclo de onda seu núcleo se expande e se comprime, fazendo com que o transformador vibre com o dobro da frequência de rede com que é alimentado.
Então, para um transformador em uso na rede elétrica brasileira, com frequência de 60Hz, a vibração e, consequentemente, o ruído ter a frequência fundamental de 120Hz.
2 Níveis sonoros de transformadores
O som pode ser descrito quantitativamente através da amplitude das flutuações de pressão no ouvido humano, a amplitude mínima que um ser humano pode detectar é de aproximadamente 20µPa; mas surpreendentemente a orelha pode