Graduado
CLAUDIA FERREIRA DA MACEDO DA GAMA
DANIEL BARBOSA DE LIMA
GILMA COSTA BEZERRA
JANDIRA SILVA ROCHA
AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE O METODO DE ENSINO TRADICIONAL E O HISTORICO CRIITICO.
OLHO D AGUA DAS FLORE-AL
2012
Os métodos de ensino tradicional e o histórico cultural.
1.1Introdução
É cada vez mais comum nos deparar com discussões envolvendo esses tipo de duvidas nas escolas de hoje em dia, a sociedade evolui e com ela a maneira de pensar também, as crianças desde cedo adquirem novas concepções de mundo e os pais querem cada vez mais resultados imediatos, diante de todo esse aparato de cobranças e evoluções a escola passa a necessitar de mudanças para assim poder suprir e acompanhar o desenvolvimento da sociedade onde está inserida, eis a questão: qual método de ensino deve ser usado? O tradicional ou o histórico cultural?
Frente as necessidades educativas presentes, a escola consolida-se cada vez mais como lugar de mediação cultural, visando a assimilação e reconstrução da cultura. A pedagogia, ao viabilizar a educação, constitui-se como pratica cultural, uma forma de trabalho cultural, que envolve uma pratica intencional de produção e internalização de significados. O modus faciendi da mediação cultural, pelo trabalho dos professores é provimento aos alunos dos meios de aquisição de conceitos científicos e de desenvolvimento das capacidades cognitivas e operativas, dois elementos de aprendizagem escolar interligados e indissociáveis. (LIBÂNEO 2001)
1.1.2 Desenvolvimento
Nos dias atuais encontramos professores com as mais diversas formas de trabalhar os conteúdos com suas turmas, desde os mais tradicionais até os mais modernos, porém todos buscam os mesmos objetivos, fazer com que seus alunos da melhor maneira possam aprender os conteúdos que estão sendo trabalhados em sala de aula, nesse momento entra em cena a didática,