Graduado
Como sabemos, responder a uma pergunta destas não é fácil. Por isso, sempre que me deparo com esta questão, vou me lembrando de algum item que penso ser relevante para o cenário logístico em nosso país.
Penso que, ao término do ano, ao reler este texto, poderei ter acertado alguns poucos pontos, errado em muitos outros e não ter conseguido destacar alguns itens importantes. Isto poderá ocorrer pela dificuldade em visualizar alguns aspectos neste momento, ou pela dinâmica do mercado, que fará com que novos cenários sejam estabelecidos ao longo do ano.
Mas, mesmo sabendo destes riscos, fui registrando alguns pontos que penso serem importantes para que nós profissionais de logística, estejamos atentos. Sendo assim, gostaria de compartilhar os mesmos com vocês, pois acredito que através da troca de informações e conhecimentos, possamos enriquecer ainda mais esta simples e desafiadora lista.
Eficiência, eficácia e agilidade – As incertezas no cenário econômico (nacional e internacional) poderão gerar oscilações na demanda. Isto exigirá da área de logística das organizações, uma busca por maior eficiência, eficácia e agilidade em seus processos. Somente assim as organizações conseguirão se adequar a este novo momento visando manterem-se competitivas no mercado local e internacional; Nível de serviço x Custo - A busca por melhorar a qualidade de serviço logístico prestado, com um menor custo, continuará sendo o foco, o que não é novidade para nós profissionais de logística. Por isso, será cada vez mais importante e decisivo, o monitoramento detalhado e constante dos custos logísticos envolvidos em cada operação, bem como o nível de serviço desejado pelo cliente. Negociações – Decorrente do momento econômico e da busca pelo binômio nível de serviço e custo, as negociações passarão a ser cada vez