Graduado
ANO 1, VOL. 1, Nº 02 JUL – DEZ/2008
CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS EMPREENDEDORAS:
UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE EMPREENDEDORES E
INTRA-EMPREENDEDORES
Sandra Souto da Silva
1
Angela Maria Monteiro da Silva
2
Ana Alice Vilas Boas
3
Edival Dan
4
Resumo:
O presente artigo teve como objetivo principal investigar as possíveis diferenças de perfil entre empreendedores (proprietários de franquias) e intra-empreendedores (gestores corporativos), de uma empresa distribuidora de produtos para saúde. Os dois grupos foram comparados quanto às dez
Características Comportamentais Empreendedoras, as CCEs de McClelland: busca de oportunidades e iniciativa; persistência; comprometimento; exigência de qualidade e eficiência; correr riscos calculados; estabelecimento de metas; busca de informação; planejamento e monitoramento sistemáticos; persuasão e rede de contatos; independência e autoconfiança. Foram também examinadas as diferenças entre os grupos quanto à percepção de seus níveis de empreendedorismo e os significados de empreendedorismo e intraempreendedorismo, e ainda foram apresentados conceitos da literatura em relação aos termos empreendedorismo e intra-empreendedorismo.
A metodologia utilizada foi um estudo de caso descritivo, que utilizou técnicas de análises quantitativa e qualitativa. Conclui-se que os grupos não diferem significativamente em relação às CCE´s.
Entretanto, há uma tendência dos intra-empreendedores para apresentar maior nível de ‘exigência de qualidade e eficiência’ e ‘planejamento e monitoramento sistemáticos’, em comparação aos empreendedores.
Os achados deste estudo sugerem que o conceito de empreendedorismo pode apresentar dimensões ou facetas, que podem variar em diferentes grupos de empreendedores.
Palavras-chave: Empreendedorismo; Perfil empreendedor; Perfil intra-empreendedor.
1Msc (UFRRJ), e-amil: soutoss@hotmail.com
2 PhD (CEP - EB), e-amil: